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    Consultoria de estilo, consultoria de moda, personal stylist ou consultoria de imagem. Qual a diferença?

    27/05/2015

    A Consultoria de Estilo trabalha apenas um dos elementos da imagem: a aparência. E tem o objetivo de ajudar pessoas a alinharem de forma superficial: sua personalidade, ocupações, preferências, necessidades e dificuldades no vestir, ao seu corpo, guarda roupa e compras personalizadas.

    A proposta da Consultoria de Estilo é de ‘definir’ ou ‘descobrir’ um ‘estilo’, para seus clientes expressarem mais porcentagem de sua personalidade.

    Algumas Consultorias de Estilo utilizam ferramentas da Consultoria de Imagem para enriquecerem seus trabalhos, como: análise de coloração pessoal e análise de proporção facial (visagismo), o que é relacionado à aparência.

    E algumas Consultorias de Estilo, ainda classificam seus clientes nas conhecidas nomenclaturas que definem roupas e não pessoas, como romântico, elegante, criativo, esportivo, entre outros.. Esse é um trabalho pouco ou quase nada estratégico, pois, não analisa a identidade de uma pessoa, apenas parte dela.

    Atualmente, há uma forte tendência, especialmente no Brasil, de pessoas se ocuparem mais do que amam, ou seja, assumirem sua verdadeira identidade. Hoje em dia, há uma atmosfera de ‘está na moda’ assumir quem você é.

    E ir de encontro com quem realmente é, torna-se necessário conhecer a identidade, objetivos de vida e carreira, entre tantas outras prerrogativas para alinhar o guarda roupa de alguém. Passou a exigir muito mais que uma análise superficial da personalidade, ocupações, preferências e classificações de ‘estilos’. Passou a depender da compreensão desse ser que busca realçar sua verdadeira essência e traduzir isso no guarda roupa. Mas atende às demandas mais superficiais sim, uma Consultoria de Estilo.

    Mesmo numa Consultoria de Estilo, quando o trabalho é individual e não num trabalho em uma loja, por exemplo, a atualidade exige que características pessoais sejam traduzidas por possibilidades visuais únicas para cada pessoa, num trabalho muito mais personalizado que padronizado.

    Há também as Consultorias de Estilo que não classificam o cliente nas conhecidas nomenclaturas, registram as preferências do cliente e combinam com as necessidades no modo de vestir de uma maneira intuitiva.  O que funciona melhor que classificar uma pessoa em ‘estilos’, mas deve haver conhecimento técnico atualizado, senso estético apurado e uma metodologia que funcione.

    E há ainda, as Consultorias de Estilo com Coaching! Que aumentam as chances de proporcionar ao cliente um resultado ainda mais autêntico, numa análise mais apurada sobre o cliente, quando somada ao conhecimento técnico atualizado, senso estético apurado e metodologia que funcione.

    Em resumo: a Consultoria de Estilo auxilia na definição de um estilo próprio de vestir, aproximando mais o modo de se vestir, da personalidade, ocupações e necessidades do cliente com foco na aparência.

    profissões

    O serviço de Personal Stylist semelhante ao de Consultoria de Estilo é oferecido à pessoa comum ou pessoa pública e tem como objetivo vestir uma pessoa adequadamente dentro do que a beneficia, no que se refere a aparência, e conforme o que o cliente quer projetar.

    É um serviço bem focado no que o cliente veste, podendo referir-se a um momento ou situação de demanda, como festa ou reunião. Podendo ser um serviço contínuo ou esporádico para o cliente.

    O serviço de Personal Stylist faz parte do processo de Consultoria de Imagem. No Brasil, a maior parte dos profissionais vendem os dois serviços como se fossem um só!

    O trabalho de Personal Stylist é muito ligado ao que está acontecendo no universo da moda, sendo assim o profissional utiliza informação de moda e traduz para a imagem que o cliente quer projetar dentro daquilo que o favorece.  Ajusta guarda roupa ou o que ele vai vestir.

    É um trabalho muito requisitado por artistas. A referência diária de um Personal Stylist são revistas de moda e arte, assim como blogs especializados no assunto. Livros podem estar desatualizados no momento em que saírem da gráfica.

    Em resumo: o serviço de Personal Stylist é informação de moda selecionada ao que melhor beneficia e se adequa ao cliente e seus objetivos para aquela ocasião com foco no guarda roupa.

    Profissão 5

     

    Consultor de moda é o profissional especializado em tendências, analisa o percurso da moda, capta os sentimentos que os estilistas transmitem nos desfiles e traduzem essa linguagem para lojistas através de consultorias sobre o que é interessante ter nas araras das lojas e numa consultoria pessoal de atualização de guarda roupa focado em temas ligados à moda, como cores em alta, etc.

    Em resumo: na consultoria de moda o foco do trabalho é em tendências de moda.

    Profissões 4

    De acordo com a AICI, Association of Image Consultants International (www.aici.org) o Consultor de Imagem é o profissional especializado em aparência, comportamento e comunicação verbal e não verbal, que assessora seus clientes sobre aparência, comportamento e comunicação, auxiliando-os a atingir autenticidade, autoconfiança e credibilidade.

    A Consultoria de Imagem, portanto, é o trabalho fundamentado nos elementos: aparência, comportamento e comunicação. Sendo um trabalho de construção de imagem de forma global.

    A etapa de aparência é trabalhada de forma minuciosa para comunicar mensagens que projetem a identidade: objetivos de vida e carreira, personalidade, cultura e educação, valores, profissão, pontos fortes..

    Na etapa de comportamento são trabalhados temas de etiqueta social, profissional, virtual e etiqueta à mesa, posicionamento virtual e presencial, entre outros temas. E em consultorias mais completas a etapa diagnóstica inicial é feita de maneira bastante detalhada, utilizando ferramentas modernas como a metodologia do Coaching, para assegurar no final do processo, uma identidade visual muito mais autêntica que qualquer outro trabalho realizado nesse sentido.

    Na etapa de trabalho da comunicação verbal e não verbal, o Consultor de Imagem trabalha a sua composição, como linguagem corporal, expressões faciais entre outros temas. E se o caso demandar ajustes na escrita, fala e voz o cliente é encaminhado para um especialista no assunto.

    O objetivo do trabalho de Consultoria de Imagem não é de apenas definir o estilo do cliente, muito menos de “descobrir” o estilo através de ‘testes’ superficiais de personalidade, ou de apenas traduzir suas preferências e necessidades no seu modo de vestir.

    Mas de construir a imagem, como um todo, onde o processo é permeado pelos objetivos do cliente, onde se quer chegar na vida e na carreira, para definir estrategicamente o posicionamento da imagem, num processo de autoconhecimento, para ser reconhecido e tornar-se percebido de forma mais positiva, expandindo a consciência para as necessidades de melhorar o todo (quando necessário) e expressando seu reposicionamento de imagem através de uma identidade visual única.

    Considerando as necessidades de cada caso e contexto, ajusta-se a imagem em todos os seus elementos,  porque apenas a aparência não comunica claramente a identidade de alguém, seu papel no mundo, principalmente num contexto profissional.

    É um trabalho muito mais focado em como quer ser percebido, do que em ‘definir que estilo quer ter’. Porque a nossa imagem verdadeiramente não é nossa, mas de quem nos percebe, porém deve obrigatoriamente ser uma imagem autêntica!

    Trata-se de um trabalho muito além do vestir e projetar a personalidade, é um trabalho estratégico e coerente com a essência do cliente, alinhando todos os elementos da imagem com um único objetivo: apontar uma mesma mensagem em todos os seus elementos. Transmitindo consistência e verdade.

    A leitura de cabeceira de um Consultor de Imagem, pode muito provavelmente ser, um livro sobre silhuetas e psicologia, um artigo sobre influência de cores e a ciência do vestir. O conhecimento de Consultoria de Imagem é atemporal e embora valorize e utilize a moda a seu favor, não a considera em primeiro lugar. Os clientes dessa profissão são normalmente mais maduros e variam entre 25 a 60 anos de idade.

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    Imagens fonte: google.com

     

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